
Trabalhar ao ar livre, durante os meses de Verão, utlizando Equipamentos de Protecção Individual pode ser desafiante.
Os trabalhadores das áreas da construção, gás, energia, siderurgia, cimenteiras, entre outras, confrontam-se muitas vezes com o aumento das temperaturas no local de trabalho. Riscos como insolação, sobre exposição solar e desidratação podem ser uma realidade para quem trabalha com EPI durante a estação mais quente do ano.
Portugal é conhecido por ter um clima ameno. O Inverno, embora frio para grande parte dos portugueses, não chega a atingir temperaturas negativas tão significativas como noutros países da Europa.
No Verão com início a 21 de Junho, e que se prolonga até 23 de Setembro, a amplitude térmica fica, em média, entre os 20º graus de temperatura mínima e pode subir até aos 40º graus de máxima. Em algumas regiões mais a sul há registos da temperatura subir aos 50º graus.
Luvas de trabalho, casacos, capacetes e outros EPI podem fazer com que os trabalhadores transpirem mais e o desconforto aumente, pelo que a atenção ao detalhe e a concentração durante o trabalho diminuem fazendo com que o perigo de ocorrência de acidente seja maior.
A tentação para retirar o EPI, só por breves instantes, para tentar obter algum alívio é muito grande, mas os perigos não desaparecerão só porque o trabalhador tem calor e a remoção do EPI irá aumentar grandemente o risco de incidentes.
Dado o maior desconforto, é fácil ocorrer uma atitude mais facilitista quanto ao uso dos Equipamentos de Protecção Individual durante o Verão, sendo por isso muito importante conhecer o EPI certo para o ajudar a manter-se fresco, mantendo ao mesmo tempo o nível de protecção necessário.
Exemplos de medidas que pode adoptar para se manter fresco enquanto usa EPI:
- Fazer pausas para beber água fresca e respirar à sombra/ar condicionado. Certifique-se de que volta a vestir todo o seu EPI após o intervalo.
- Optar por usar roupas de tecido mais leve e mais solto pode ajudar na circulação do ar. A cor da roupa também pode ajudar, sendo que as cores escuras absorvem mais calor do sol e a roupa de cor mais clara afasta o calor.
- Escolher um EPI destinado ao tempo quente, como por exemplo, bonés com forro de suor, bandanas de arrefecimento, óculos anti-embaciamento, entre outros.
A segurança não faz pausas durante o calor, mas você pode pôr o calor em pausa! Não sobrecarregue o seu trabalho.
São necessárias alternativas mais frescas para enfrentar o calor e a ET tem exactamente aquilo que precisa! Contacte a nossa equipa técnica especializada!